ter. jul 23rd, 2019

Rádio Acre Gospel

A melhor web rádio gospel do Acre

Sérgio Moro fala sobre mensagens vazadas e anulação do processo de Lula

3 min read

O ministro da Justiça Sérgio Moro – Foto: Dida Sampaio/Estadão

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, concedeu entrevista ao jornal Estadão na qual comentou a possibilidade de anulação do processo do presidiário Lula e o vazamento de conversas suas com o procurador Deltan Dallagnol pela The Intercept.

O ministro negou a possibilidade de anulação da condenação do ex-presidente ao reiterar que “foi um caso decidido com absoluta imparcialidade”

“Olha, se tiver uma análise cautelosa, se nós tirarmos o sensacionalismo que algumas pessoas interessadas estão fazendo, não existe nenhum problema ali. Foi um caso decidido com absoluta imparcialidade com base nas provas, sem qualquer espécie de direcionamento, aconselhamento ou coisa que o valha”, disse.

Ele comentou que ainda não encontrou vislumbrou “essa gravidade” nos dados vazados e pôs em dúvida a veracidade do conteúdo divulgado.

“Se os fatos são tão graves como eles dizem que são, até agora não vislumbrei essa gravidade, o que eles deveria fazer: pegar o material que receberam na forma original, não sei se é papel ou se é meio eletrônico, e apresentar para uma autoridade independente. Se não querem apresentar à Polícia Federal, apresenta no Supremo Tribunal Federal. Aí vai se poder verificar a integridade daquele material, exatamente o que eles têm, para que se possa debater esse conteúdo. Agora, do contrário, eu fico impossibilitado de fazer afirmações porque eu não tenho o material e, por outro lado, eu reconheço a autenticidade de uma coisa e amanhã aparece outra adulterada.

Alguns diálogos, algumas mensagens lá me causam bastante estranheza. Não sei, por exemplo, como é que atribuíram aquelas mensagens a Moro, de onde que veio isso, esse Moro, da onde que veio o Deltan. Eu vejo nas mensagens lá que às vezes está Deltan e às vezes está Dallagnol. Então, como é que foi isso? Aquele material não é o material original? Será que não teve outra coisa que foi editada ali dentro?”, declarou Sérgio Moro.

Moro ainda afirmou que conversas entre procuradores e juízes é “muito comum”. “Essa interlocução é muito comum. Sei que tem outros países que têm práticas mais restritas, mas a tradição jurídica brasileira não impede o contato pessoal e essas conversas entre juízes, advogados, delegados e procuradores.”

E questionou por que não entregam todo o conteúdo para as autoridade para que seja feita Justiça. “Por que não apresenta desde logo tudo? Se tem irregularidades mesmo, tão graves, apresenta tudo para uma autoridade independente que vai verificar a integridade do material. Aí, sim, se a ideia é contribuir para fazer Justiça, então vamos agir dessa forma. E não com esses mecanismos espúrios”, disse.

Na manhã de hoje, 14, ele ainda comentou no Twitter: “Para o site aliado a hackers criminosos: ‘Publiquem tudo se quiserem’. Agi dentro da legalidade. Não vou pedir desculpas por ter cumprido o meu dever e ter aplicado a lei contra a corrupção e o crime organizado.”

MBL NEWS / Pedro Tomasia

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

Rádio Acre Gospel © Todos os direitos reservados. | Newsphere by AF themes.